A criação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Infraestrutura, por intermédio da Lei n.º 10.233, de 05/6/2001 e a criação das carreiras do DNIT, com a Lei n.º 11.171, de 02/9/2005 e, posteriormente, a nomeação de servidores no primeiro concurso do órgão (Edital 01/2005), que previa 630 vagas, são os marcos iniciais para o surgimento das carreiras do DNIT.
As nomeações das 630 vagas, bem como as demais que foram autorizadas, em que foram nomeados aproximadamente 1000 servidores, que junto aos demais servidores que estavam desde a criação do DNIT, em 2001, que era basicamente composto por servidores oriundos do extinto DNER, inseridos como Plano Especial de Cargos (PEC). Assim, frente as diferentes gerações de servidores que compuseram essas categorias, em especial, pelo longo período - aproximadamente dez anos - sem nomeações de servidores, algo que ocorreu em diversos órgãos públicos federais nos anos de 1990.
Sobre as diferentes culturas organizacionais encontradas no DNIT podemos conhecer um pouco mais e aprofundar com a leitura do artigo "Circularidade cultural e re-significações: o caso DNIT", resultado da pesquisa realizada pelo servidor Rodilon Teixeira, sócio-fundador da ANAT, com orientação da Profª Neusa Cavedon.
No ano em que ocorreu a admissão da primeira turma de servidores do DNIT, os valores das remunerações das categorias eram, de forma geral, bem inferiores aos valores de outras categorias de servidores públicos federais.
Além disso, em relação à categoria de Analista Administrativo, que tinham mesmo valor do vencimento básico da carreira de Analista de Infraestrutura, mas não tinha na estrutura remuneratória o valor referente à Gratificação, algo que foi incluído posteriormente, após o movimento grevista ocorrido em 2008.
Nesta publicação apresentamos apenas uma proposta e exemplo das publicações que serão incluídas neste espaço, que estará aberto para os associados e servidores contribuírem.
Os relatos das discussões e debates que ocorreram, bem como os que estão se desenvolvendo contemporaneamente, importantes para o fortalecimento profissional e pessoal dos associados e servidores públicos, terá espaço garantido nas publicações da ANAT.
Ajude-nos a construir uma associação com pluralidade de ideias e inovação, para podermos efetivamente representar as categorias que constituíram a ANAT.
Participe! Contribua com artigos.