14 de agosto:
As Superintendências Regionais iniciaram hoje as assembleias convocadas pelos sindicatos estaduais, base da CONDSEF, para que os servidores do DNIT possam se manifestar sobre a última proposta apresentada pelo governo.
Até o momento, a votação foi concluída em 12 estados: 6 regionais, juntamente com a Sede (DF), aprovaram a proposta, enquanto 4 reprovaram. As assembleias continuarão no próximo dia 15, quando se encerra o prazo para a CONDSEF encaminhar ao MGI a resposta da categoria.
Na manhã desta quarta-feira (18), o Diretor-Geral e o Diretor-Executivo do DNIT receberam representantes das quatro associações para discutir a proposta e tratar de pautas ainda não atendidas. Em continuidade, houve uma reunião à tarde com o Ministro dos Transportes, Renan Filho. O Ministro foi receptivo, ouvindo as manifestações das associações e as insatisfações com pontos não contemplados na proposta atual.
A Associação Nacional dos Analistas e Técnicos Administrativos (ANAT) informa a todos os seus associados que, em recente rodada de negociações com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no dia 8 de agosto de 2024, foi apresentada uma proposta de reestruturação das carreiras e do plano especial do DNIT.
Entre os avanços apresentados, destacam-se: a transformação da estrutura remuneratória em subsídio; a remoção de barreiras de promoção, possibilitando que todos os servidores atinjam o topo da tabela remuneratória; a inclusão de novos níveis na carreira; o reenquadramento dos servidores em níveis superiores; e uma recomposição salarial de 30,5% para Analistas e Técnicos Administrativos.
Embora reconheçamos que ainda há melhorias a serem perseguidas, a proposta atual representa uma das melhores ofertas feitas ao funcionalismo federal. Diante deste cenário, a ANAT recomenda a aprovação da proposta nas assembleias e reforça seu compromisso em continuar lutando por avanços significativos para a categoria.
A ANAT continuará apoiando e cerrando forças com a justa luta da ANTSIT e da ASDNER para a conquista das melhorias almejadas.
Leia a íntegra da nota no link abaixo:
Na rodada de negociações com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), realizada em 08/08/2024, a ANAT em conjunto com as demais associações, diretores e CONDSEF, recebeu a Proposta do Governo apresentada na Mesa Específica. A seguir, destacamos os principais pontos discutidos:
1. Mudança para Subsídio: O Governo aceitou a solicitação de mudança da forma de remuneração dos servidores do DNIT para o modelo de subsídio, algo que todas as categorias, em conjunto com a diretoria do DNIT, tinham solicitado no final de 2023. No entanto, a alteração será apenas paras as carreiras do DNIT (AA, AIET, TSIT e TA), não foi apresentada proposta de subsídio para as carreiras do PEC.
2. Quebra da Cláusula de Barreiras: Um dos principais progressos nas negociações foi a quebra de barreiras na estrutura de progressão das carreiras. Em 2025, os servidores serão realocados em duas classes acima, e haverá a inclusão de sete novos padrões na tabela de subsídios – dois no final e cinco no início.
3. Avanço no Percentual de Reajuste: Além da mudança para remuneração por subsídio para a carreira do DNIT, foi apresentado outra tabela com valores que, em média, apresentam reajustes maiores ao que foi apresentado anteriormente.
4. Adicional de Localização: Foi discutida a possibilidade de um estudo aprofundado para a implementação de um adicional de localização, que poderá beneficiar os servidores em função de suas áreas de atuação.
5. Redução das Diferenças: O governo informou que no momento não conseguirá apresentar nesta proposta mudanças na estrutura que resultem em redução das diferenças entre carreiras de mesmo nível. Contudo, informou que se trata de algo que poderá ser revisto na reestruturação geral das carreiras que o governo deverá implementar nos próximos anos.
ATENÇÃO: O governo ficou de encaminhar formalmente a proposta e a integra das tabelas neste dias 09/08.
A diretoria da ANAT convocou reunião extraordinária com os delegados regionais para o dia 09/08, às 10h. (veja abaixo)
Na próxima semana será convocada Assembleia Geral dos Associados para discutir a proposta.
A ANAT continuará acompanhando de perto as negociações e mantendo todos informados sobre novos desdobramentos.
Realizada no dia 24/7/2024, os associados e demais servidores da categoria na condição de ouvintes, reuniram-se virtualmente via Google Meet. Os diretores da ANAT apresentaram relatos da reunião no MGI da Mesa Específica e Temporária de Negociação dos Servidores da Área da Infraestrutura/Carreiras do DNIT, ocorrida em 19/7/2024, bem como foi realizado debate para avaliar a proposta governamental e deliberação sobre a contraproposta.
Em síntese, a proposta apresentou a ampliação das classes (de 3 para 4) e dos padrões (de 13 para 20), o governo apresentou resposta negativa à eliminação da diferença remuneratória entre carreiras administrativas e de infraestrutura. Sandro Incerti apresentou dados sobre a importância da carreira administrativa e as perdas salariais acumuladas desde 2013.
Após debates, a assembleia votou, decidindo por unanimidade rejeitar a proposta do governo e reiterar as demandas pela redução das diferenças salariais e o cumprimento dos acordos de 2004 e 2008, bem como a implementação estrutura remuneratória por subsídio
A ANAT aguardará as deliberações das assembleias estaduais, convocadas pelos sindicatos, para conhecer o posicionamento do conjunto dos servidores do DNIT.
ATENÇÃO! Orientamos os servidores Analistas e Técnicos administrativos a se posicionarem pela rejeição da proposta do governo.
Durante plenária pública realizada na Câmara Federal, em 6 de junho, a presidente da Associação dos Engenheiros e Analistas de Infraestrutura de Transportes (AEDNIT) fez declarações que causaram estranheza para diversas categorias de servidores do DNIT. A referida presidente da AEDNIT mencionou que "[...] 700 pessoas carregam nas costas 15 bilhões de orçamento [...]".
A questão é que não se trata de uma fala isolada ou eventual, ou ainda, mal interpretada, visto que essa associação tem mostrado uma tendência constante em fazer declarações públicas semelhantes. Em ocasiões anteriores, a presidente expressou o desejo de que apenas sua categoria se torne carreira típica de estado. Em outra situação, propôs que todos os cargos vagos no DNIT sejam destinados e transformados em cargos para AITs, ignorando as necessidades de outras áreas e os problemas resultantes disso para o órgão.
Estes tipos de declarações não estão alinhadas com o que o corpo diretivo do DNIT vem apregoando em diversos momentos, a exemplo do último dia 5 de junho, no evento em que o DNIT comemorou 23 anos, quando diversos servidores foram homenageados em uma data festiva que teve como tema “Somos DNIT”. Oportunidade em que diversos diretores reconheceram a importância do trabalho e da contribuição de todos os servidores nesta trajetória de construção da Autarquia.
Os posicionamento erráticos da AEDNIT tem nos preocupado, visto que essa pugna-se a representar os Engenheiros e Analistas de Infraestrutura de Transportes (AIT), os quais muitos ocupam funções de gestão no próprio DNIT. Assim, fica o questionamento: será que estes gestores se alinham ao que esta sendo defendido pela AEDNIT?
Causa estranheza ver a contradição entre o que ouvimos internamente e o que foi dito publicamente pela presidente da associação dos Engenheiros e Analistas de Infraestrutura de Transportes (AEDNIT) do DNIT. A fala da presidente da AEDNIT se referiu à categoria dos engenheiros e analistas de infraestrutura de transportes como a única responsável por tudo que o órgão realiza, ignorando a contribuição de outros servidores, quantitativo que é significativamente maior que o número citado por ela, ou seja, uma apropriação do trabalho e das atividades feitos por todos os servidores que atuam no DNIT.
Esta nota tem o objetivo informar a categoria sobre a estranheza que causam tais manifestações, bem solicitar esclarecimentos da diretoria do DNIT sobre essas manifestações e reforçar nosso compromisso com a transparência e a coesão organizacional.
Assinam: ANAT, ASDNER e ANTSIT
Compartilhe esta notícia com seus colegas da categoria!
As associações oficializaram o pedido de esclarecimento à Diretoria do DNIT por intermédio do Ofício Conjunto nº 008/2014/2024.
Assista o vídeo da plenária: https://www.youtube.com/watch?v=Oj7NaJpeYDk
(abaixo o link do ofício e recorte desta fala na plenária)
O presidente da ANAT, no uso das atribuições e orientações contidas no artigo 28 Estatuto da ANAT, CONVOCA, em caráter extraordinário, todos os associados para Assembleia Geral Extraordinária — AGE-V (virtual) a realizar-se:
Dia: 23 de maio de 2024
Horário: 15h (primeira chamada/com quórum) ou, 15h30 (com qualquer quórum)
Local: Google Meet
Observação: Extraordinariamente, será autorizada a participação de servidores do quadro permanente das carreiras de Analista Administrativo e Técnico Administrativo do DNIT que não sejam associados à ANAT.
Compartilhe esta notícia com seus colegas da categoria!
Leia os detalhes e endereço Meet no Edital 02/2024, no link abaixo
Reunião na CONDSEF - 13/5/2024
As quatro associações (ANAT, ASDNER, ANTSIT e AEDNIT) se reuniram na tarde desta segunda-feira (13), às 15 horas, na sede da CONDSEF, para tratar da pauta unificada a ser apresentada na reunião no MIG prevista para ocorrer no dia 14/5.
A presidenta da AEDNIT, Iviane, manifestou que a categoria que representa tem como pauta prioritária: (1) Estrutura remuneratória por subsídio e (2) Fim da cláusula de barreiras para promoção/progressão; bem como a (3) reposição da inflação calculada em 36,71% (2016-2024), incluindo os 9% de 2023 para todos os servidores; (4) aumento de vagas e concurso para AIET e conversão de cargos vagos em cargos de AIET; (5) criação de um adicional de localização, para fixação de mão de obra em locais estratégicos, conforme informou sobre a deliberação da assembleia geral extraordinária que AEDNIT realizou em 10/5/2024.
Após a manifestação do vice-presidente da AEDNIT, Tiago, que trouxe valores do cálculo que realizaram para um eventual reajuste na forma como as três associações estão propondo, em que consideraram que na "repartição do bolo" os engenheiros não receberiam aumento, teriam zero aumento.
Contudo, Edilson, representante da CONDSEF informou que no atual processo de negociação, frente a regulamentação da mesa, o Governo já informou que o aumento não será linear. Além disso, disse que o Governo já informou que não terá neste processo a divisão de um “bolo”, como ocorreu em negociações anteriores. Ou seja, um montante de recursos a ser dividido internamente pelas categorias, isso não vai ocorrer neste processo.
Assim, por considerarmos que nenhum destes pontos atendem as demandas apresentadas pelas categorias representadas pela ANAT, ASDNER e ANTSIT, visto que os itens 1, 2, 4 e 5, são todos pautas originalmente apresentadas pela AEDNIT, sendo o subsídio, item 1, foi, posteriormente, aceito pelas demais associações, e o item 3 tratar-se de pauta geral de todos servidores públicos federais, entendemos que a categoria representada pela AEDNIT em nada cedeu, nem aceitou nenhuma demandas das demais categorias representadas pela ANAT, ASDNER e ANTSIT.
O presidente da ANAT, Sandro, durante a reunião informou que a ANAT, bem como a demais três associações não concordam com o envio de pautas individuais de cada categoria, o que foi ratificado por Igor, presidente da ANTSIT e Lourdes, representante da ASDNER.
Dessa forma, até o momento, os debates realizados em quatro reuniões não resultaram em consenso para a apresentação de uma pauta unificada, assim, não conseguindo avançar na obtenção de pauta única da categoria, as três associações não concordaram em encaminhar as pautas individuais, ou ainda, apenas 3 itens, que tratam basicamente de demandas oriundas da AEDNIT, com exceção da reposição inflacionária, que, aliás, é pauta sindical de todos os servidores e já apresentada pela CONDSEF, logo, restariam apenas as duas que foram oriundas das demandas dessa associação.
Sérgio Ronaldo considerou que talvez o caminho, no momento, sem uma pauta única, seja solicitar o adiamento da reunião com o MGI, agendada para 14/5. Contudo, o secretário da CONDSEF ficou de fazer contato com equipe do MGI, bem como avaliar se teria alguma outra solução neste caso. Sérgio Ronaldo ficou de comunicar às associações, podendo ser realizado o adiamento da reunião no MGI.
Caso ocorra o adiamento, deverá ser encaminhado pela CONDSEF a realização de assembleias nos estados para deliberar sobre a pauta unificada, frente à falta de consenso na pauta da categoria de servidores do DNIT.
O processo de negociação necessita e exige que haja consenso entre a categoria de servidores do DNIT, com apresentação de uma pauta unificada, a qual deverá obter consenso prévio da categoria, representada atualmente por quatro associações, antes de ser apresentada ao Governo.
Compartilhe esta notícia com seus colegas da categoria!
As três associações (ANAT, ASDNER e ANTSIT) divulgaram nesta quarta-feira, 8 de maio, ofício em resposta à carta Convite da AEDNIT.
O processo de negociação necessita e exige que haja consenso entre a categoria de servidores do DNIT, com apresentação de uma pauta unificada, a qual deverá obter consenso prévio da categoria, representada atualmente por quatro associações, antes de ser apresentada ao Governo.
Compartilhe esta notícia com seus colegas da categoria!
Leia o Ofício Conjunto nº 009/2024 no link abaixo
A ANAT, representada pelo seu presidente Sandro Incerti, conjuntamente com representantes das associações ASDNER, ANTSIT (presidente participando online) e AEDNIT, estiveram em reunião presencial com o Secretário-Geral da CONDSEF, Sr. Sérgio Ronaldo, na tarde do dia 6/5/2024. Além disso, outros diretores da ANAT e das demais associações participaram no formato online. Na pauta estava o debate sobre a proposta unificada da categoria a ser apresentada na reunião com o MGI, que deverá instalar a Mesa Específica e Temporária dos servidores do DNIT. O encontro foi marcado por debates intensos, sendo que ficou estabelecida e encaminhada a existência de oito temas prioritários para as carreiras dos servidores do DNIT.
No total, as demandas apresentadas pelas associações para a CONDSEF continham os seguintes itens, que foram reunidos e resumidos, até o momento, em oito pontos:
1) Cumprimento integral do Termo de Acordo de 2004, em especial o disposto nos itens 2, 4, 7 e 9;
2) Reenquadramento do DNIT como órgão estratégico (Ciclo de Gestão)
3) Remuneração por Subsídio;
4) A exigência de nível superior para ingresso nas carreiras de técnicos;
5) Proporcionalidade de 75% entre NS e NI;
6) Extinção da cláusula de barreira na promoção;
7) Adicional de localidade; e
8) Vagas para concurso.
Embora esses oito temas tenham sido debatidos, é importante destacar que a pauta conjunta ainda não está fechada, ficando agendada, para o próximo dia 9 de maio, nova rodada de reunião entre as quatro associações, momento em que se espera o avanço nos debates e a apresentação de uma pauta unificada do DNIT à CONDSEF.
Informamos ainda que está marcada reunião junto ao MGI no dia 14 de maio às 14h, na qual será instalada a Mesa Específica e Temporária do DNIT.
A ANAT reafirma seu compromisso em defender os interesses e direitos dos analistas e técnicos, buscando sempre o diálogo e a construção de soluções que promovam o fortalecimento de nossa categoria e o avanço de nossas demandas.
Reafirmamos, ainda, o compromisso assumido junto à ANTSIT e à ASDNER na busca de unir esforços para defender os interesses das categorias representadas diante do governo.
Compartilhe esta notícia com seus colegas da categoria!
O presidente da ANAT, Sandro Inserti, participou nesta quinta-feira (21), juntamente com os demais representantes das associações (ANTSIT, ASDNER e AEDNIT), a convite da CONDSEF, de uma reunião preparatória e sem caráter decisório para discutir a abertura da mesa específica do DNIT.
Na avaliação de Sandro, os pontos discutidos e destacados desta reunião foram os seguintes:
Mesa de Negociação Específica das Carreiras do DNIT: O Governo pretende concluir as mesas que estão em andamento, atualmente cerca de 23, para então iniciar uma segunda etapa que incluiria as carreiras do DNIT. Estima-se que a mesa específica do DNIT deva ocorrer entre meados de maio e junho deste ano.
Criação de Carreira Típica de Estado: Não há espaço para debate na mesa sobre a criação de Carreira Típica de Estado. O Secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso Jr., expressou que considera todos os servidores exercendo atividades típicas de Estado.
Remuneração na forma de Subsídio apenas para atividades finalísticas: Em relação a esse tema, Sandro questionou o secretário sobre o entendimento do Governo sobre o conceito de "atividade finalística". Em suma, entendeu-se que as carreiras administrativas não seriam consideradas atividades finalísticas.
Termo de Compromisso do Governo com os servidores do DNIT de 2004: O presidente da ANAT perguntou se os acordos realizados em governos anteriores seriam mantidos, mencionando o acordo de 2004 que ainda não foi completamente cumprido. O secretário informou que este caso específico será analisado.
Proposta de Racionalização da Carreira: Durante as discussões, Sandro abordou a proposta de racionalização das carreiras do DNIT, sugerindo a redução de quatro carreiras para apenas duas, uma de nível superior e outra de nível médio, respeitando as peculiaridades entre as atividades exercidas. O Secretário de GP disse que pode ser considerado e algo a ser analisado.
Assim, frente aos assuntos tratados, o Presidente da ANAT reitera a convocação para todos os associados da Assembleia Geral Extraordinária — AGE-V (virtual) a realizar-se no próximo dia 26 de março de 2024, iniciando-se os trabalhos às 9h30, em primeira convocação, ou na falta de quórum necessário, às 10h em segunda convocação e com qualquer número de presentes para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:
Informes sobre a reunião no MGI, prevista para o dia 21/03, sobre o processo de abertura da mesa de negociação específica para o DNIT;
Ações da ANAT para avançar na pauta unificada para reestruturação das carreiras do DNIT estabelecida em conjunto com a ANTSIT e ASDNER;
Processo de proposta de PL para mudar remuneração para subsídio;
Avaliação da pauta da AEDNIT que propôs mudança na Lei 10.233/01 para reconhecer apenas as atividades dos engenheiros e analistas em infraestrutura de transportes como carreira típica e exclusiva de Estado, fortalecendo somente essas carreiras.
Outros informes e comunicados.
Contamos com o apoio e a participação ativa de cada um de vocês nessa jornada pela valorização e reconhecimento de nossas carreiras.
Reafirmamos o compromisso de unir esforços para defender os interesses da categoria diante do governo.
Compartilhe esta notícia com seus colegas da categoria!
#carreira #anat #anatdnit #servidorespublico #mnnp #dnit
É com grande comprometimento com a verdade e transparência que a ANAT vem a público esclarecer questões recentemente que envolvem a Associação Nacional dos Engenheiros e Analistas em Infraestrutura de Transportes do DNIT (AEDNIT).
Ressalta-se, inicialmente, que a unidade formada em 2023 entre as quatro associações para a aprovação interna da proposta de projeto de lei para mudar a remuneração dos servidores do DNIT para subsídio (Processo nº 50600.029823/2023-21) foi encerrada em janeiro deste ano, quando nas ações para a construção de uma proposta conjunta entre a ANAT, a ANTSIT, a ASDNER e a AEDNIT, visando participar e unir forças e levar uma proposta unificada para a CONDSEF apresentar na mesa de negociação, contudo, a AEDNIT declinou desta unidade sob a alegação de que as pautas conjuntas conflitavam com a pauta individual da carreira por ela representada, decidindo realizar movimento dissonante dos demais integrantes da categoria do DNIT.
Como é de amplo conhecimento, após ter optado por não mais participar da ação em conjunto com as demais associações, a AEDNIT tem lançado sua pauta individual, que representa, direta e indiretamente, reiteradas críticas ao conjunto de servidores representados pelas associações ANAT, ANTSIT e ASDNER, ao propor mudança na Lei 10.233/01 para reconhecer apenas as atividades dos engenheiros e analistas em infraestrutura de transportes como carreira típica e exclusiva de Estado, fortalecendo somente essas carreiras.
O ato realizado no dia 15/03/2024, conforme publicado nos canais oficiais da AEDNIT e no site do SINDSEP-DF, foi convocada uma mobilização nacional intitulada: “Dia nacional de mobilização dos servidores das carreiras de engenheiro e analistas em infraestrutura de transportes do DNIT – 'não basta sermos a casa da engenharia; precisamos ser reconhecidos pela importância de nossas carreiras para a infraestrutura do país”.
Em contraposição às críticas proferidas, enfatizamos que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é uma entidade que abraça uma ampla gama de profissionais qualificados e especializados, indo além do campo da engenharia. Compreendemos que a diversidade de formações é fundamental para o alcance dos objetivos institucionais, refletindo-se em uma equipe multidisciplinar, composta por aproximadamente 62% de servidores ativos na Autarquia que são de diversas profissões e cargos que não são engenheiros.
Reiteramos que o DNIT não se define apenas como a "casa da engenharia", mas como a Casa da Infraestrutura de Transportes, reconhecendo a importância de todas as especialidades e contribuições para o desenvolvimento do país.
Estamos comprometidos com o diálogo construtivo e a valorização de todas as carreiras representadas no DNIT. Convidamos a todos os servidores a unirem esforços em prol de um ambiente de trabalho harmonioso e valorização mútua.
Apresentamos a pauta que defendida em conjunto pela ANAT, ANTSIT e ASDNER:
Eliminação gradativa da diferenciação remuneratória entre as carreiras administrativas e as carreiras de infraestrutura de transportes dos cargos de mesmo nível de escolaridade, bem como das carreiras similares do Plano Especial de Cargos do DNIT;
Reenquadramento do DNIT como órgão estratégico, conferindo a seus servidores equivalência remuneratória com as demais carreiras estratégicas do Governo Federal, a exemplo do Ciclo de Gestão;
Exigência de nível superior para ingresso nas carreiras de Técnicos Administrativos e Técnicos de Suporte em Infraestrutura de Transportes, devido à complexidade das atividades administrativas e operacionais desempenhadas, alinhando-se com as diretrizes governamentais para simplificação e racionalização das carreiras no Serviço Público Federal;
Adequação da proporção remuneratória entre as carreiras de técnico e analista, passando a corresponder a 75% em relação aos cargos de nível superior;
Eliminação dos percentuais limites de vagas por classe para fins de promoção, com respectiva alteração da Lei n.º 11.171/2005.
Contamos com o apoio e a participação ativa de cada um de vocês nessa jornada pela valorização e reconhecimento de nossas carreiras.
Reafirmamos o compromisso de unir esforços para defender os interesses da categoria diante do governo.
Compartilhe esta notícia com seus colegas da categoria!
Ofício encaminhado para SINDSEP/DF
Comunicamos a todos associados que foi elaborado o Ofício Conjunto nº 003/2024 - ANAT/ANTSIT/ASDNER, uma iniciativa conjunta das três Associações representativas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Este ofício reafirma o compromisso inabalável das Associações em assegurar que a Mesa de Negociação junto ao Ministério da Gestão Inovação e Serviços Públicos contemple todas as carreiras do DNIT. É crucial entender que a desunião entre as carreiras dentro da autarquia historicamente prejudicou o merecido reconhecimento dos servidores, refletindo-se em estrutura e remuneração inadequadas.
Por isso, enfatizamos que essa é uma luta coletiva.
Não aceitaremos qualquer forma de diferenciação nas negociações. É imprescindível que todas as carreiras do DNIT sejam tratadas com equidade e justiça, reconhecendo o valor e a importância de cada uma para o funcionamento eficaz da instituição.
Reiteramos, portanto, o compromisso das Associações em unir esforços e vozes em prol da valorização de todas as carreiras do DNIT. Juntos, somos mais fortes e capazes de alcançar os objetivos almejados.
Continuaremos acompanhando de perto todas as etapas desse processo e manteremos todos informados sobre quaisquer desenvolvimentos.
Contamos com o apoio e a participação ativa de cada um de vocês nessa jornada pela valorização e reconhecimento de nossas carreiras.
Reafirmamos o compromisso de unir esforços para defender os interesses da categoria diante do governo.
Compartilhe esta notícia com seus colegas da categoria!
Reunião na CONDSEF - 12/3/2024
O presidente da ANAT, Sandro Incerti, conjuntamente com representante da associação ASDNER e o Presidente da ANTSIT, estiveram em reunião com o Secretário-Geral da CONDSEF, Sr. Sérgio Ronaldo, na tarde do dia 12/3/2024. Na pauta estavam a apresentação da pauta unificada da categoria, bem como tratativas acerca do processo de alteração do formato de remuneração para subsídio; andamento das negociações sobre a reposição das perdas salariais devido à inflação dos últimos quatro ano e a abertura da mesa específica dos servidores do DNIT.
Os representantes das três associações solicitaram ao secretário-geral da CONDSEF a intervenção da confederação junto ao MGI, a fim de que seja instalada a mesa específica para tratamento da pauta unificada dos servidores do DNIT. Adicionalmente, sendo a CONDSEF informada da negativa de participação da AEDNIT na construção conjunta de uma proposta, a confederação se propôs em realizar a mediação entre essa o conjunto das demais associações de servidores do DNIT, embora a proposta unificada da ANTAT, ASDNER e ANTSIET, constante do Ofício Conjunto 02/2024, já integra todos os pleitos apresentados pela AEDNIT. a fim de que se mantenha o respeito ao princípio da unidade sindical.
Por fim, o Secretário-Geral da CONDSEF informou que solicitou ao MGI, ainda em agosto de 2023, a instalação da mesa específica do DNIT, mas que o governo não tem critérios para a instalação dessas e, portanto, não há uma data ou cronograma definido. Certo é que sem unidade há sério risco de não termos a mesa instalada.
Reafirmamos o compromisso de unir esforços para defender os interesses da categoria diante do governo.
Compartilhe esta notícia com seus colegas da categoria!
As três associações (ANAT, ASDNER e ANTSIT) foram recebidas pelo Diretor Executivo do DNIT na manhã desta quarta-feira (06/03), quando apresentaram a pauta conjunta que será encaminhada para a CONDSEF. A AEDNIT chegou a ser convidada, mas recusou-se a assinar o ofício conjuntamente, alegando discordância com as pautas. Nesta reunião, foi enfatizada a importância de uma única pauta para toda a categoria de servidores do DNIT.
O Diretor Executivo demonstrou abertura para o diálogo e mencionou as repercussões negativas que o movimento organizado pela AEDNIT trouxe, havendo cobranças do Governo para com a diretoria do DNIT. As três associações comunicaram que rejeitaram essa ação isolada, informando que não participaram e orientando seus associados a não se envolverem. O diretor compreendeu a situação e mostrou-se receptivo ao diálogo, bem como comprometeu-se em levar as questões aos diretores e dar uma resposta ao documento apresentado. Além disso, ficou acordado que um documento similar ao apresentado à DIREX será assinado em conjunto pelas três associações e enviado para a CONDSEF.
Por fim, os diretores das três associações que participaram da reunião consideraram-na produtiva, mostrando a disposição das associações em colaborar e evitar rupturas.
Próximos Passos:
✔️ Reunião com a DIREX: (REALIZADA).
✔️ Envio de ofício para CONDSEF;
Apresentação na MNNP: O documento final será apresentado na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), caso seja aberta para debater sobre o DNIT.
Esperamos que esta notícia sirva para manter os profissionais informados sobre os últimos acontecimentos relacionados ao DNIT.
Compartilhe esta notícia com seus colegas da categoria!
Na manhã do dia 20 de fevereiro, as associações ANAT, ASDNER e ANTSIT se reuniram para discutir o documento que está sendo elaborado em conjunto. O ofício conterá as proposições e anseios das categorias representadas para ser apresentado e fomentar os debates na eventual Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) a ser aberta para debater sobre o DNIT.
Próximos Passos:
Reunião com a DIREX: As três associações solicitaram agenda com a DIREX para tratar do documento e das proposições para o DNIT. A reunião está agendada para a primeira semana de março.
Apresentação na MNNP: O documento final será apresentado na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), caso seja aberta para debater sobre o DNIT.
Esperamos que esta notícia sirva para manter os profissionais informados sobre os últimos acontecimentos relacionados ao DNIT.
Compartilhe esta notícia com seus colegas da categoria!
Na manhã do dia 31/01/2024, ocorreu uma reunião para discutir os desdobramentos e eventos subsequentes à reunião no MGI, na qual participaram as quatro associações de servidores do DNIT (ANAT, ASDNER, AEDNIT e ANTSIT).
Nesta reunião com as quatro associações foi evidenciado e, lamentavelmente, frente ao posicionamento da AEDNIT, ficou suspenso os debates em conjunto que vinham sendo realizados com todas as associações.
Posteriormente, à tarde, a ANAT reuniu-se com a ASDNER e a ANTSIT, mantendo a continuidade dos debates conjuntos sobre as ações para a reestruturação das carreiras com essas duas associações.
Os detalhes dessas reuniões realizadas em janeiro serão abordados nos próximos dias, quando a Diretoria se reunirá e convidará os associados e demais servidores da categoria a participarem como ouvintes. Por se tratar de uma reunião aberta da diretoria e não uma assembleia, os participantes não têm poder de deliberação da categoria.
No dia 24/01/2024, ocorreu uma Mesa Redonda realizada via Teams, na qual participaram diretores das quatro associações do DNIT (ANAT, ASDNER, AEDNIT, ANTSIT). A pauta da reunião foi a discussão da proposta de Projeto de Lei que visa alterar a forma de pagamento da remuneração dos servidores do DNIT para subsídio, sem impacto orçamentário.
Diante dos últimos desdobramentos das negociações de outras categorias em andamento na Mesa Nacional de Negociação Permanente, as associações compreendem que pode haver espaço para negociar as demandas da categoria que não foram contempladas na proposta do PL do subsídio. Cada categoria de servidores do DNIT possui demandas para reposição e melhoria da remuneração. No entanto, o Projeto de Lei não prevê melhorias salariais, apenas alterações estruturais, o que significa que não haveria aumento de remuneração nem redução nas diferenciações entre cargos de mesmo nível existentes atualmente.
No entanto, foi deliberado que não seria apropriado propor nesta reunião com o MGI quaisquer propostas que tivessem impacto no orçamento, pois isso seria contraditório com o tema da reunião demandado pela diretoria do DNIT. As associações concordaram em marcar uma nova agenda após a reunião com o MGI para debater as pautas individuais das diferentes carreiras.
No final de dezembro foi realizada Assembleia-Geral da ANAT para a eleição da diretoria que estará à frente da ANAT nos anos de 2024/2025. Na oportunidade os membros da gestão que encerrava apresentaram uma síntese das ações realizadas no mandato, conforme abaixo:
Realização de seis assembleias gerais;
Arrecadação de contribuição voluntárias dos associados;
Regularização do CNPJ junto à Receita Federal;
Criação de um site e aquisição de domínio (anat-dnit.com.br);
Criação de conta de e-mail profissional usando o domínio próprio;
Criação de página no Instagram;
Participação em diversas reuniões com a diretoria do DNIT sobre o tema reestruturação das carreiras;
Encaminhamento de ofícios sobre os anseios da categoria sobre a reestruturação das carreiras, apresentando a pauta da categoria para o Vice-Presidente da República, para os Ministérios dos Transportes e Ministério da Gestão e Inovação em serviços Públicos.
A ANAT realizou no dia 22/11/2023 assembleia-geral dos associados da ANAT, que foi aberta para a participação como ouvinte de servidores da categoria e não associados. Neste dia a categoria debateu sobre a proposta de reestruturação das carreiras, com referência aos autos do processo n.º 50600.029823/2023-21. Após as discussões a categoria apresentou encaminhamentos que forma expostos e encaminhados para a DIREX.
A análise da estrutura remuneratória de diversas carreiras do Executivo Federal, realizada pela ANAT, revelou que o DNIT é atualmente o órgão com a maior disparidade salarial entre os servidores ocupantes de cargos de escolaridade de nível superior. Entre os Analistas Administrativos e os Analistas de Infraestrutura de Transportes, a diferença é de aproximadamente 24,8%, a mais significativa entre todos os órgãos do Poder Executivo.
Por outro lado, a disparidade é menor entre os cargos de nível médio. Entre os Técnicos Administrativos e os Técnicos de Suporte em Infraestrutura de Transportes, a diferença é de 11,4%.
É importante ressaltar que não há diferença salarial entre os servidores ocupantes de cargos de nível superior nos seguintes órgãos: BACEN, CVM, IPEA, CGU, STN, APO, EPP, MDIC, C&T, DENASUS, FNDE, IBAMA.
Essa disparidade salarial entre carreiras do mesmo nível educacional tem causado descontentamento e insatisfação entre os servidores da carreira administrativa. A ANAT tem buscado contribuir para discussões que visem eliminar essas distorções presentes no DNIT. Especialmente porque, quando as carreiras do DNIT foram criadas, juntamente com as categorias da ANTT e outras, os cargos de nível superior no DNIT possuíam vencimentos básicos idênticos. No entanto, ao longo dos anos, distorções têm aumentado essa diferença entre as carreiras de nível superior.
Em 24/11/2023 a ANAT encaminhou ofício para a Diretoria Executiva, em que se manifestou sobre a análise da proposta de Projeto de Lei que altera a forma de remuneração dos servidores do DNIT, passando a receber por subsídio. O assunto foi debatido em assembleia-geral da categoria, quando se deliberou sobre algumas restrições observados nesta proposta, além de sugestões.
Conheça o inteiro teor do posicionamento da ANAT sobre a proposta, a proposta aprovada pela Colegiada do DNIT, e a nova proposta com alterações sugeridas pelas associações. Acesse os links ao lado!
A reunião tratou da proposta de Projeto de Lei (PL) elaborado para diretoria do DNIT e aprovado na Colegiada da Autarquia. Durante a reunião, o Diretor informou que as associações teriam acesso ao processo e do texto da proposta. Contudo, durante a reunião foi verificado que duas associações tiveram acesso prévio aos documentos deste processo, mesmo com as restrições de acesso, confirmada pelo diretor, mas justificada como equivoco da CGGP, que concedeu acesso. Devido a este acesso privilegiado, uma das associações já tinha debatido em assembleia e encaminhado para análise jurídica. Após a reunião, a ANAT convocou os associados para debater sobre a proposta.